
Cumieira
"És uma aldeia sem par, em Trás - os - Montes"
Na sua área foram encontrados numerosos documentos arqueológicos, confirmando um primitivo povoamento, muito remoto: mós, pipas, restos de ânforas, tijolos, moedas, etc. Aparece referida em documentação escrita desde 1139, doação feita por D. Afonso Henriques ao Mosteiro da Ermida, do couto que nesse ano instituía sobre o rio Corgo, em terras de Panóias, de frente de Lobrigos.
Nas inquirições de 1258, aparece já como paróquia instituída, com o nome de Santa Eovaye d' Anduji, no julgado de Penaguião.
O lugar da Veiga teve foral concedido por D. Manuel em 15.XII.1519. Quase todos os topónimos desta freguesia aparecem documentados também a partir do séc. XII.
A antiga freguesia era abadia da apresentação da mitra bracarense. Pertenceu depois ao bispado de Lamego até à criação da diocese de Vila Real.
A sua Igreja Matriz foi construída em 1729, sendo as pinturas das paredes e abóbadas (hoje desaparecidas), da autoria de Nicolau Nasoni e datadas de 1739. A fachada principal, ladeada por duas pilastras, tem ao centro a porta encimada por um nicho com a imagem da padroeira. A torre sineira é dividida em três secções separadas por "cornijas". Contém um conjunto de talha dourada barroca, muito rica e sumptuosa, principalmente a do altar-mor. Sabe-se que Nasoni trabalhou a expensas do mecenas Conde de Mateus, naquele tempo Senhor da Cumieira. Esta Igreja, de Santa Eulália, paroquial da Cumieira, é I.I.P. – Imóvel de Interesse Público – assim declarado pelo Decreto N.°8/83 de 24 de Janeiro. Existe ainda um outro I.I.P. na área da freguesia, na Adega Cooperativa da Cumieira, o Marco granítico n.º 55, da delimitação da Região Demarcada, imóvel classificado pelo Decreto N.º 35909 de 17-10-1946.
Orago: Santa Eulália.
Distância à sede do Concelho: 9,1 km
Área: 1143 ha.
Lugares: Amoreira, Assento, Atalho, Bairro Novo, Barreiro, Barroquedo, Bertelo, Boavista, Bouça Boa, Bugalha, Calvário, Canelho, Canto, Caneira, Carvalhal, Carvalhas, Casal da Ponte de Relvas, Cêrro, Corte, Costa, Covêlo, Cruzeiro, Cumieira de baixo, Cumieira de Cima (Silhão), Eiras, Eiró, Estação, Estalagem, Forte, Fundo do lugar, Gaivosa, Igreja, Lodões, Outeirinho, Pias, Pombal, Pontão, Portela, Portelinha, Pousada, Quintão, Reconco, Ribeirões, S. Martinho, Suanga, Toco, Valado, Vale das Cales, Vargela e Veiga.
Contactos Úteis:
Morada: Largo Assento
5030-046 Cumieira SMP
Telefone: (+351) 259 969 633
E-mail: geral@junta.cumieira.com
.
SOBRE A VILA
![]() | ![]() |
|---|---|
![]() | ![]() |



